terça-feira, 3 de março de 2009

Saudades eletrônicas



Dia desses, durante o carnaval fiquei matando o tempo da minha maneira preferida, olhando uma loja de CDs e DVDs. E foi aí que achei uma DVD do famoso “Concert In Central Park” de Simon & Garfunkel. As lembranças da infância vieram rápidas.
Apesar de sempre ter tido muito contato com música em casa, alguma coisa chamou minha atenção para uma coletânea desta dupla nova-iorquina que pertencia a um tio meu que na época, idos de 1982, morava em Piracicaba. Acho que nunca ouvi aquele disco. Só gostava da capa e da contra-capa, com o Paul Simon de bigode e cabeludão, sentado com o seu parceiro Art Garfunkel à frente de um alambrado, com o Rio Hudson ao fundo. Acho que, na verdade, era um pouco de admiração também. Queria ouvir o mesmo som que o meu tio ouvia, assim como queria ser engraçado e inteligente como ele.
Quando o showzão do Central Park foi exibido pela TV Bandeirantes, esse mesmo tio me chamou a atenção. Se não me engano era uma noite de domingo e fiquei lá, do alto dos meus nove anos, ouvindo clássicos do “soft rock” sessentista como “Mrs. Robinson”, “The Boxer” e “Homeward Bound”. Depois disso, pedi dinheiro pra minha mãe e comprei um disco igual ao que meu tio tinha. Tenho o vinil guardado até hoje. E ali, além das três musicas citadas, estão “América”, “Scarborough Fair” e, o maior sucesso da dupla, “The Sounds Of Silence”.
Por essas lembranças todas não resisti. Arrematei o DVD do “Concert...” e agora é como se tivesse um fragmentozinho da minha memória, exatamente aquele que me fez gostar de comprar discos e ouvir música, preservado na prateleira, podendo ser acessado a apenas um toque na tecla play. A sensação é boa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fubas.
Acabei de voltar da prova. Vamos ver no que dará a parada. Vem cá meu nego, o que tá faltando para você abrir a porra de um Skype ou msn para gente conversar com som e vídeo? Nao me venha falar que é tempo que a gente sabe que pra estas coisas sempre se arranja. Veja se providencia a parada aí, porque hoje vou tomar um vinho pra relaxar e depois prometo escrever algo, mas os meu emails sempre ficam lacunares, muitas vezes nao falo sobre coisas que talvez você quisesse saber, em fim, se manca e me adiciona na parada: Pedro Reis Lima Mendes da Silva (Skype), parapedrofuso@hotmail.com (msn). Se quiser apagar esta mensagem depois também nao há problema.
Beijao proceis.
Pedro

anjobaldio disse...

Valeu o link cara. Também estarei sempre por aqui. Grande abraço.

Anônimo disse...

Mermao
tem tanta coisa pra conversar que até
dá preguica na hora de escrever. Tudo bem, nao tem tanto assim para conversar, mas gostaria de bater um papo sobre o texto do Mirisola e outras murmunhas mais. Me passa por email seu telefone que um dia tentarei ligar pra ti por Skype, ok ?

Abracao
Pedro